QUE CAPACIDADES TENHO?
Quantas vezes se questiona isto?
Saber reconhecer as nossas capacidades e qualidades é fundamental para uma boa autoestima e dá-nos confiança, na mesma medida que nos permite respeitar os nossos limites.
No entanto, mais rapidamente reconhecemos as capacidades nos outros, que em nós. Porque será?
A base de tudo é termos uma autoimagem saudável e quando esta está em desequilíbrio, fruto de uma baixa autoestima e de crenças enraizadas, não somos capazes de reconheceras nossas capacidades.
Por vezes basta uma experiência marcante, registada de forma negativa para que passemos a duvidar das nossas capacidades. Outras vezes são coisas que ouvimos repetidamente, por exemplo durante a nossa infância, que contribuem para uma personalidade insegura.
Isso leva a que nos sentimos frustradas, estagnadas, presas a uma zona de conforto que na maioria das vezes há muito que deixou de nos preencher.
Mantemo-nos num emprego que não nos desafia, nem permite crescimento, permitimos situações tóxicas e abusivas, não sabemos aceitar elogios e sobretudo, não valorizamos as nossas conquistas por as considerarmos banais.
É preciso romper com o ciclo de insegurança, por vezes disfarçada de modéstia.
Não se trata de alimentar o ego, mas sim de ganhar uma imagem real e saudável de quem é! A sua saúde mental agradece!
Ter consciência das suas capacidades e qualidades vai-lhe permitir perceber quais são as suas forças e talentos. Só assim é possível tirar o máximo de partido e ter a perceção se está a viver a sua vida em conformidade com isso.
Por outro lado, vai ganhar consciência do que já tem e do que ainda precisa desenvolver para atingir o “tal” objetivo.
Portanto, hoje, é dia de fazer uma lista com todas as suas capacidades e qualidades.
Aponte tudo! Desde ser empática até saber fazer as melhores tartes da família…
1) Dedique algum tempo a esta tarefa, você merece!
2) Peça a algumas pessoas do seu círculo de confiança para também lhe fazerem uma lista com as capacidades e qualidades que reconhecem em si
3) Compare as listas: Ficou surpreendida com algo que leu? Descobriu algo novo que não reconhece em si? Que conclusões tira deste exercício?
4) Exponha a lista com todas as suas capacidades e qualidades durante 30 dias num lugar visível, para que as possa interiorizar diariamente